A Confederação de Futebol da Oceania (OFC) é a autoridade máxima do futebol na região e uma das seis confederações continentais filiadas à FIFA. Ela organiza as competições regionais de seleções e clubes.
Informações Principais
Nome Oficial: Oceania Football Confederation (OFC)
Membros: A OFC é composta por 11 associações membros plenas, incluindo Nova Zelândia, Fiji, Ilhas Salomão, Taiti, e outras nações insulares do Pacífico, além de membros associados como Kiribati e Tuvalu.
Sede: Auckland, Nova Zelândia.
Site Oficial: Acompanhe as notícias e competições no site oficial da Oceania Football Confederation.
Competições e Vagas na Copa do Mundo
Principal Competição de Clubes: A Liga dos Campeões da OFC (OFC Champions League) é o principal torneio de clubes, cujo vencedor garante vaga no Mundial de Clubes da FIFA. O Auckland City, da Nova Zelândia, é o clube mais dominante na história da competição.
Vaga na Copa do Mundo da FIFA: Historicamente, o campeão da OFC precisava disputar uma repescagem intercontinental para se qualificar para a Copa do Mundo. No entanto, a partir da Copa do Mundo de 2026, a OFC terá direito a uma vaga direta para o torneio e outra para a repescagem intercontinental, devido ao aumento de participantes.
Curiosidades
A Austrália, geograficamente na Oceania, compete na Confederação Asiática de Futebol (AFC) desde 2006, o que reforçou o domínio da Nova Zelândia na região da OFC.
Muitos países membros da OFC têm populações muito pequenas, como Tuvalu e Kiribati, o que revela os desafios e o papel da confederação no desenvolvimento do esporte em pequenas nações insulares.
Membros Plenos da OFC
Os 11 membros plenos são nações totalmente integradas à OFC e à FIFA:
Fiji
Ilhas Cook
Ilhas Salomão
Nova Caledônia
Nova Zelândia
Papua-Nova Guiné
Samoa
Samoa Americana
Taiti (Polinésia Francesa)
Tonga
Vanuatu
Membros Associados da OFC
Existem também dois membros associados que possuem federações organizadas, mas que não são membros plenos da FIFA (e, portanto, não participam das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA):




























0 comments:
Postar um comentário